Sabemos muito pouco sobre o vencedor do Golden Boy Award de 2023. E uma nova etapa, na lista dos 25 finalistas ainda encontramos dois jogadores do Barcelona, Lamine Yamar e Alejandro Balde.
Lamine Yamal está mais uma vez no centro das atenções com seu ritmo insano e recorde. O jovem talento de La Masia entrou na lista de finalistas do Golden Boy Award, graças a um dos cinco convites enviados pela redação do Tuttosport, jornal italiano que concede o prêmio. E o 27º jogador do Barcelona não está entre os 20 jovens talentos que aparecem no Golden Boy Index e completam a shortlist. Trata-se de uma classificação baseada em análise estatística da plataforma de dados Football BenchMark, que leva em consideração os atacantes Culer que apareceram nas etapas anteriores.
Alejandro Balde aparece nesta lista dos 20 melhores do Golden Boy Index. Outro finalista do Barça neste prémio individual está consistentemente entre os dez primeiros deste ranking estatístico. Destaca-se também a quarta posição da Gavi nesta lista. O meio-campista andaluz, porém, não ficou entre os finalistas por ser o atual vencedor do prêmio Golden Boy. Conforme explicam as regras do prêmio, o sexto Culler não pode ser repetido porque já está incluído no Hall da Fama do prêmio.
Os dois últimos vencedores, Culers
Nos últimos anos, o Golden Boy Awards foi tingido de roxo. Em 2021, o prêmio coube a Pedri, enquanto na temporada passada o prêmio foi conquistado por Garvey. Adicionalmente, o vencedor de 2019 é João Félix. Outros ex-jogadores do Barça receberam o prêmio Golden Boy antes que os jovens jogadores do clube entrassem em uma nova era. Leo Messi (2005), Cesc Fabregas (2006) e Quin Aguero (2007) foram reconhecidos como os Jovens Jogadores do Ano. Veremos se Lamine Yamar ou Alejandro Balde aparecem nesta lista de seleção.